sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A mentira do segredo.


                                   Já faz um tempo que eu percebi isso. Percebi a farsa do ‘segredo’, àquele livro, sabe? Perdi 3 horas de leitura naquelas 198 páginas, e se você ainda não leu, sorte sua. É tudo mentira, ilusão. Eu de verdade tentei viver aquilo e não funcionou.
                                O fato de você desejar realmente uma coisa não fará que o universo magicamente conspire a seu favor, até hoje eu nunca ganhei na mega sena, não dirijo uma ferrari, minha mãe não mudou e ainda não encontrei o amor da minha vida , se é que isso existe.
                                Incrível como ainda me pego acreditando nessas bobagens, se eu não fosse tão malíciosa em alguns momentos, poderia jurar pra você, leitor, que sou ingênua, mas, não sou. Burra talvez, idiota tem chance, mas ingênua jamais.
                                Hoje eu descobri, aliás, hoje não, faz alguns meses, que aquela lei de fisica de atração, só deve funcionar com a gravidade , e nada mais, nada mais mesmo. Se alguém te disse que fazer o bem atraí o bem , esquece, acredita em mim que é muito mais lucro. 
                                Já fiz muito mal pra uma pessoa, aliás, pra algumas, e tive delas o melhor, é bom estar no comando da situação, é bom não ter coração e muito melhor não se abalar com o sentimento das pessoas. Vivi assim por mais de 06 anos e deu muito certo, pelo menos pra mim. E com quem mais eu tenho que me preocupar além de mim? Ninguém. Essa é a resposta certa e a partir de segunda-feira pensarei assim.  Não, segunda não, hoje.
                                Nem Gandhi, que é o pai da bondade moderna, teve o seu ‘happy end’, morreu pobre, viuvo, e todo lascado, tá, tudo bem, ele é famoso e idolatrado hoje, mas não tenho pretensões para martír. Viver bem agora já me é suficiente. Viu só ? Sou uma pessoa de poucas ambições.
                                Hoje, ou ontem, ou há oito meses.... Não sei também. Quis ser diferente, resolvi não mentir, não trair a confiança das pessoas e fazer o bem, olha, não tem funcionado. Acho que isso daria uma boa tese de doutorado, não na minha área, mas enfim... Essa tal lei da atração é só pra fazer com quem não acredita em céu e inferno, como eu, faça o bem pras pessoas, acreditando que tudo que fazemos será recompensado com coisas boas também. That´s bull shit!
                                Perdi 3 horas do meu tempo, R$ 35,00 do meu dinheiro e mais ou menos uns dez meses da minha vida acreditando nisso. Quero tudo de volta e quero agora. Tá, eu sei que não tem jeito, mas pelo menos querer eu posso né ?  Não, não posso. 
                                 Agora vou aplicar a terceira lei de Newton, força de igual intensidade, na mesma direção e em sentido contrário. Boa sorte pra você. 


4 comentários:

  1. :)
    Muito bom, mesmo. Escreve mais que vou acompanhar.
    RT

    ResponderExcluir
  2. Como eu sou um nó cego, não vi que tinha mais textos embaixo. Legal. Muito bom. Mesmo. Sou mais um amigo que diz que o negócio ficou bom

    ResponderExcluir
  3. Não li o segredo, mas não consegui ficar de fora e precisei conferir o que dizia o filme.

    É lindo! Num mesmo pacote a solução para todos os problemas mundanos. Ah, e ainda a fantástica descoberta de que sim, você é importante! Sem contar que em vez de uma explicação dogmática mostra toda uma ciência “empírica” para comprovar o discurso.

    Mas, vale lembrar que isso remonta a águas mais profundas. Pois essa ideia de pensar sobre nosso lugar no universo vai longe. Remonta aos velhos gregos estóicos que diziam que o universo era um organismo vivo e viam a natureza como uma alma na qual todos estariam ligados e por isso que “semelhante atraí semelhante” (além ainda de todo discurso cristão).

    Eu prefiro a explicação sociológica de Bourdieu do “habitus”. Mas é uma longa história e nem tão simples assim.

    Enfim, no fundo o Segredo busca ativar, aquilo que todas as religiões também tentam, a fé. Talvez esta sim faça mover montanhas de muita gente...

    Uma coisa eu tenho certeza: “à l'impossible nul n'est tenu”!

    ResponderExcluir
  4. Se as pessoas fossem tão geniais como são na internet, nós seríamos país de primeiro mundo. E me refiro aos comentários.

    Só tenho a dizer que, talvez, desejar coisas boas não atrai o mesmo. Você tem que fazer coisas boas para atrair isto (é uma hipótese, e não uma verdade). Porém, você disse que fez coisas ruins. Eis o preço se for julgar por esta reação. Ação e reação, lei de Newton.

    E mais um adendo. Desejar algo não atrai isso para você, mas alimenta sua esperança e força de vontade para perseverar. Nada é tão mágico, tudo são possibilidades.

    ResponderExcluir