sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sinceridade não o interessa

         O que os olhos não vêem o coração não sente.  Nunca gostei deste ditado. Pra mim, se os olhos não enxergam algo que existe e o dono (a) do coração fica feliz por isso, de que adianta nada sentir ? Aliás, a escolha de preferir não saber é triste, significa que alguém escolhe a presença da mentira confortante do que o sofrimento da dor.
        Mas, quem é que gosta de sentir dor ? Ninguém. Ou pelo menos ninguém ‘normal’.    O que não significa que pra isso seja necessário viver uma vida de ilusão. Assisti um filme dia desses (não lembro o nome) que conta a história de um lugar que as pessoas não conhecem a mentira. Não gosto de extremos e acho sim que certas ‘mentirinhas’ são necessárias para não magoarmos gratuitamente as pessoas.
        Eu não gosto de mentir, já fiz com alguém por alguns anos. E vejam só, não é difícil falar a verdade, pelo contrário, é viciante, as vezes não consigo controlar.  Ouvi hoje de uma pessoa que é fácil falar a verdade, que é fácil magoar as pessoas com a sinceridade extrema e que quem age assim normalmente não agüenta a verdade.
        Sempre acreditei que a verdade oportuniza ao outro o conhecimento das possibilidades, a real chance de se escolher um caminho. Mas, o irônico é que quando se é sincera com alguém e deixa-se isso bem claro gera-se também uma ilusão disfarçada de expectativa. A expectativa de que o ser sincero em questão um dia se transforme e a um dia a verdade ouvida passará a ser aquela ao qual se espera.
        Chance sempre há. Mas, se passamos seis meses esperando esse acontecimento desmotivado, tem algo errado. E não é com quem se espera a mudança, mas com quem diz que só fala a verdade. Dizer a verdade, pelo jeito, é um modo de brincar com os sentimentos alheios, é uma forma de ilusão.
         Foi aí que eu perguntei: -o que sobra além da verdade e da mentira?  Nada, eu mesma respondi. 
             -Sobra o sentimento, a permissão e principalmente a disposição.  Bom, embaralhei as cartas, distribui à mesa e baixei a mão, esperei seis meses e paguei pra ver. A próxima jogada é sua,joga,  vira as cartas ou a banca acaba com o jogo. E aí ? O que vai ser ?
             -Royal straigth flush!
             -Significa ?


             - Muita disposição.


2 comentários:

  1. você escreve bem, mas eu prefiro que me magoem com a pior verdade do que me iludirem com a melhor mentira.


    [b]quer ganhar um seguidor?
    me segue, que eu te sigo!
    http://www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/

    ResponderExcluir